Portaria Remota ou Portaria Virtual? 

Atualmente, a portaria remota e a portaria virtual são as tecnologias mais utilizadas por síndicos para garantir a segurança dos moradores e reduzir despesas do condomínio. Mas afinal, qual é a melhor solução? Essa é uma questão muito debatida hoje por síndicos e administradoras.

Muitas pessoas pensam que portaria remota e portaria virtual são a mesma coisa. Mas longe disso!

É importante entender algumas diferenças entre esses dois tipos de portaria a distância. Pode-se dizer que a portaria remota é uma versão desatualizada, com foco apenas no atendimento feito por um simples interfone. Já a portaria virtual tem foco na segurança, sem nunca abrir mão do atendimento. Na portaria virtual também é instalado monitores para você poder ver se a pessoa no portão realmente é quem está esperando. 

Principais Diferenças e Comparações

Você já notou que a portaria virtual é melhor que a portaria remota, mas vamos nos aprofundar um pouco mais. Abaixo colocamos algumas comparações importantes:

Portaria Remota

A portaria remota apenas desloca o porteiro presencial para uma central à distância, onde a central de atendimento atende o visitante e avisa ao morador, que autoriza ou não a entrada. Porém, essa autorização é às cegas, nesse sistema não existe um monitor nos apartamentos para o morador saber se quem está no portão realmente é a sua visita. Assim, ele precisa confiar na palavra dada pelo atendente que não conhece o cotidiano do condomínio ou seu círculo familiar e de amigos.

Além disso, as centrais de atendimento estão normalmente sobrecarregadas e não conseguem dar conta da demanda. Isso gera uma fila de espera na porta do condomínio, com tempo de atendimento muitas vezes acima de 5 minutos, o que expõe a sua visita a situações de risco e assaltos – já que você precisa ficar na rua até ser atendido. 

Com tanto tempo dedicado ao atendimento, os atendentes não têm tempo para olhar as câmeras de segurança, isso é humanamente impossível! Assim, a portaria remota gera uma falsa sensação de segurança.

Portaria Virtual

Na portaria virtual, um monitor LCD é instalado em todos os apartamentos e a comunicação acontece sem passar por nenhum mediador. Por meio deles, os moradores podem ver quem está no portão e confirmar se realmente é o seu visitante, permitindo ou não sua entrada. Isso dá mais segurança e torna a comunicação mais eficiente, com a liberação sendo efetuada em até 3 segundos. Assim, as chances de assaltos ou situações desagradáveis são diminuídas drasticamente. 

Enquanto isso, todo o processo está sendo monitorado por agentes virtuais para garantir uma entrada segura. A inteligência artificial (Geração 6.0) RiskHunter efetua uma busca em tempo real por situações de risco e previne mais de 98% das ações delituosas, pois consegue identificar e atuar antes mesmo que os eventos considerados de risco possam ocorrer. 

Ainda integrado ao sistema, existe a Blacklist, um exclusivo recurso que bloqueia automaticamente a entrada de pessoas procuradas pela justiça ou com ordem de afastamento. O software compara em tempo real a imagem dos suspeitos com os bancos dados privado da White. 

Na portaria virtual da White, caso você não esteja em casa, a ligação é transferida para uma central com agentes treinados e qualificados para atender seus visitantes.

Novo Conceito de 6ª geração de Portaria Virtual

Em 2022, a White lançou a Portaria Virtual de Sexta Geração, uma solução moderna com o que há de melhor e mais tecnológico no mercado mundial, deixando para trás as demais gerações, tanto de portaria remota como de portaria virtual.

Eleita 2 vezes pelo Instituto Quality Brasil como a melhor portaria a distância do Brasil, a solução além de ser a mais moderna e segura do mercado, de fato traz uma economia real ao condomínio de até 77%. Além disso, garante um serviço de qualidade incomparável que funciona sem falhas, comprovado pelo índice de satisfação de 98% dos clientes.

    Clicando aqui você pode realizar gratuitamente uma Análise de Risco do seu condomínio, com ou sem portaria a distância. Também é possível simular a redução de custos que a tecnologia pode trazer.

    Bem, eu vou ficando por aqui. 

    Espero que tenham gostado Smiley Wink